× Vídeos Podcasts Textos Assuntos

Soroterapia: nutrientes diretamente na corrente sanguínea

Soroterapia: nutrientes diretamente na corrente sanguínea
  • Ciência

Você já se perguntou por que os hospitais costumam aplicar medicamentos na veia, ao invés de nos dar comprimidos e remédios para serem ingeridos?

O motivo é simples: eles buscam garantir que nosso corpo absorva as substâncias que fazem parte do tratamento realizado. É que, ao serem aplicados através da via endovenosa, os medicamentos entram em contato direto com nossa corrente sanguínea e por isso podem ser melhor aproveitados pelo nosso organismo.

Doses de um antitérmico misturadas em um copo com água - ou um comprimido para dor de cabeça - precisam passar pelo nosso sistema digestivo antes de serem absorvidos, e esse processo retarda e reduz seus efeitos medicinais no organismo. O mesmo podemos dizer das vitaminas presentes nos alimentos ou em cápsulas. Elas terão que seguir um longo caminho através do esôfago, do estômago e do intestino até serem digeridas e incorporadas à corrente sanguínea, chegando às células.

Mas, como os remédios, os nutrientes também podem pegar um atalho e chegar mais rápido em seus alvos! E esse tipo de tratamento, que recebe o nome de soroterapia, possibilita que uma combinação de nutrientes, que é determinada especificamente para o seu organismo por um médico.

Gotas nutritivas

A maior parte das pessoas não tem uma rotina que garanta o aporte ideal de aminoácidos, minerais, vitaminas, antihomotóxicos, antioxidantes, oligoelementos e eletrólitos. Seja porque mantemos um estilo de vida distante da natureza, baseado em uma dieta não tão nutritiva quanto seria adequado, seja porque entramos em contato constantemente com substâncias que prejudicam nosso metabolismo, o fato é que é muito difícil manter nossos níveis de nutrientes em quantidades adequadas. Além disso, certas doenças ou condições de saúde específicas podem gerar dificuldades extras para que tenhamos uma boa circulação e uma boa absorção desses elementos que são tão fundamentais para o funcionamento pleno do corpo e da mente.

É por isso que surgiu a soroterapia, prática que também é chamada de terapia IV (intravenosa), de Vitamin Drip ou de gotejamento. Sua origem está na pesquisa desenvolvida por um médico chamado Dr. Jonh Myers. Atendendo no Johns Hopkins Hospital, em Baltimore, nos anos 60, ele percebeu que o funcionamento dos nossos sistemas de digestão, absorção e excreção fazia com que uma grande parte dos nutrientes que ingerimos, tanto através de alimentos como de medicamentos, não fosse assimilada em nossa corrente sanguínea. É o que é definido como biodisponibilidade, ou o quanto conseguimos aproveitar do que nosso corpo recebe em termos nutricionais.

Para ampliar a biodisponibilidade dos nutrientes no organismo, Dr. Myers passou a realizar experiências com a aplicação de uma infusão intravenosa, a base de uma solução salina repleta de vitaminas e minerais. Seu objetivo era nutrir efetivamente as células do corpo e tratar pessoas com a saúde abalada por algum desequilíbrio. O êxito de seu trabalho fez com que, posteriormente, essa solução terapêutica fosse batizada de Myers' Cocktail e adotada por outros profissionais da medicina ao redor do mundo.

Hoje em dia, existem muitas formulações para os soros nutritivos usados nesse tipo de terapia e cada uma delas tem uma função diferente no organismo e é indicada para problemas de saúde específicos. Pessoas com anemia ou deficiência de determinadas vitaminas podem ser tratadas com soros que forneçam os nutrientes que estão faltando. O mesmo vale para quem precisa fortalecer o sistema imunológico. A administração de vitamina C intravenosa já se revelou, até mesmo, capaz de reduzir a fadiga em trabalhadores de escritórios.

Praticantes de esportes podem repor os elementos que perdem, ao realizar treinos intensos, através de composições formuladas para essa reposição. Quem sofre com problemas psíquicos, como depressão e ansiedade, também pode se beneficiar com infusões compostas por aminoácidos capazes de estimular a produção de hormônios que geram bem estar, como a serotonina.

Desintoxicar também é uma das possibilidades que a terapia com soro oferece, já que somos bombardeados todos os dias por toxinas presentes na água, nos alimentos, no ar e em produtos de uso pessoal, como cosméticos. Como o organismo tem dificuldade em eliminar os resíduos dessas substâncias, eles acabam se concentrando em certas regiões do corpo, gerando inflamação e prejudicando seu equilíbrio.

A soroterapia auxilia no processo de excreção das substâncias tóxicas ao combinar elementos que atenuam os efeitos indesejados e que propiciam sua eliminação. Já para quem sofre de crises de asma, há sobretudo a infusão de soros ricos em magnésio, pois a baixa quantidade desse elemento é um dos fatores que agravam a doença. E ele também é importante para o tratamento de uma outra patologia: a fibromialgia. Pessoas que sofrem com esse problema obtiveram um maior relaxamento muscular, devido à soroterapia à base de magnésio e cálcio. A adição de vitaminas do complexo B à formulação favorece a diminuição das dores porque ajuda a estabilizar o sistema nervoso.

Atualmente, todos estamos enfrentando os desafios de uma sociedade que exige cada vez mais de nós. Ter acesso a uma terapia que auxilia a neutralizar as interferências negativas em nosso organismo, restaurando e rejuvenescendo nossas células e combatendo os radicais livres, pode elevar muito nossa qualidade de vida, melhorar nossa performance e trazer beleza e energia.

O caminho até o soro

Para realizar um tratamento com soroterapia, há um percurso a ser seguido e alguns cuidados a serem observados. O primeiro passo é procurar atendimento por um profissional da medicina para uma avaliação, já que no Brasil é necessário que haja a orientação de alguém que tenha juízoregistro no Conselho Regional de Medicina (CRM). Ele poderá solicitar exames e checar possíveis riscos, como no caso de alergia a alguma substância presente nos soros que serão administrados. Também deverá analisar os objetivos, o estilo de vida e o histórico do paciente, olhando para ele de uma forma integral, de maneira a compreender suas dificuldades e seus potenciais.

A suplementação de nutrientes é, em muitos casos, importante para auxiliar o organismo em sua jornada de recuperação e superação, mas só será plenamente bem sucedida em nos proporcionar vitalidade e equilíbrio se for acompanhada de outros cuidados com a saúde. Refeições balanceadas, exercícios físicos, controle do estresse, exposição moderada ao sol e todos os fatores que fazem parte de uma rotina saudável são sempre fundamentais para quem deseja uma vida em harmonia.

Um modo de viver que cultive o bem estar é sempre a base para ter energia e saúde. De gota em gota, mas irradiando vigor, os shots nutritivos da terapia endovenosa vieram para potencializar esse processo!