× Vídeos Podcasts Textos Assuntos

Medicina Integrativa e Nutrição Funcional: juntas para revolucionar sua saúde!

Medicina Integrativa e Nutrição Funcional: juntas para revolucionar sua saúde!
  • Conhecimento

Se você vivesse há mil anos atrás e estivesse com algum problema de saúde, sabe o que você faria? Procuraria a orientação de um mestre da cura. Ele analisaria sua constituição física e mental, sua história de vida e sua situação naquele momento, para recomendar um tratamento medicinal apropriado. 


E sabe o que fazia parte dessa orientação terapêutica? A adoção de uma dieta específica, com alimentos e preparados medicinais adequados para você. 


Como os alimentos sempre foram os recursos essenciais com que os terapeutas puderam contar, podemos dizer que a medicina e a nutrição nasceram e seguiram juntas por milênios ao redor do globo. Entretanto, com o desenvolvimento do método científico, o quadro mudou. 


Remédios criados em laboratório, cirurgias complexas, exames sofisticados: este passou a ser o universo dos médicos - e eles se especializaram em tratar diferentes sistemas do organismo. Já a alimentação passou a ser o campo de atuação dos nutricionistas, que puderam mergulhar fundo no estudo das propriedades nutricionais. Maravilha, não é?


Só que há um complicômetro: nossas esferas físicas, mentais, emocionais e energéticas estão associadas - ao mexer em uma delas, as outras são afetadas. Então, substituir a ida a um mestre de cura - que nos olhava integralmente, conhecia nossa história e as espécies alimentícias e medicinais locais -, por uma consulta com um médico especialista em algum órgão do corpo, também tem desvantagens.



Remédios em mercados



Com certeza você já tomou um medicamento que afetou outro órgão do seu corpo. Seja um remédio eventual, seja de uso constante, costumamos sentir efeitos adversos e podemos ter problemas digestivos, sonolência, inchaços e outras condições indesejáveis. 


Nesses casos, além de seguir a orientação do médico, costumamos procurar maneiras de nos equilibrar frente aos impactos sofridos e, para isso, um setor é fundamental: o alimentar. Assim, voltamos a constatar como a nutrição e a medicina são inseparáveis e que saber quais alimentos consumir é essencial para qualquer processo terapêutico. 


Depois de um período de crença de que a medicina especializada garantiria sozinha a solução de desequilíbrios, percebemos que não é possível cuidar da saúde somente com medicamentos, cirurgias e outros processos recomendados pelos médicos convencionais. Precisamos de uma forma integrativa de cuidado - a medicina e a nutrição andam de mãos dadas.


Uma demonstração disso é a busca crescente por alimentos que aliviam sintomas de doenças e efeitos colaterais de remédios. Isso pode ser visto nos mercados, onde gôndolas nos oferecem produtos funcionais, enriquecidos ou com restrição de ingredientes, ressaltando suas propriedades na promoção da saúde.



Nutrientes na farmácia 



Por outro lado, se é verdade que o uso de remédios pode gerar desequilíbrios, também é verdade que uma alimentação inadequada pode desencadear problemas de saúde, inclusive os de alta gravidade. Muitas das queixas que levam as pessoas aos consultórios médicos são consequência de uma rotina alimentar que não é saudável.


Com a industrialização, passamos a comer produtos que nem compreendemos o que contém. A presença de aditivos artificiais, agrotóxicos e excesso de sal, açúcar e gordura contribui para a atual epidemia de obesidade e doenças crônicas não transmissíveis. Com o adoecimento, fazemos o caminho inverso: saímos dos mercados e caminhamos novamente até às farmácias - passando antes pelos consultórios médicos.


A própria indústria farmacêutica se expande junto à indústria alimentícia. Quanto mais produtos ultraprocessados são vendidos nos mercados, mais remédios são vendidos nas farmácias. E tem um ponto a ser destacado nesse círculo vicioso: além de conter substâncias que causam doenças, os alimentos industrializados não possuem os nutrientes dos alimentos in natura. O resultado é que as farmácias passam a ser os locais procurados para repor essa carência nutricional. Basta entrar em qualquer drogaria, e você vai ver milhares de suplementos alimentares nas prateleiras. 



Cada um diz uma coisa



Se você às vezes fica em dúvida se deve ir a uma farmácia ou a um mercado para obter o que precisa para ter saúde, saiba que não está sozinho. A publicidade das empresas e as dicas nas redes sociais embaralham as fronteiras e é comum recebermos orientações diferentes de médicos e nutricionistas, o que gera mais dúvidas que respostas sobre o que fazer. Além disso, existem interações entre medicamentos e suplementos e um deles pode impedir o aproveitamento do outro, frustrando o tratamento.


A consequência desse descompasso é a insatisfação da população em relação aos sistemas de saúde. Uma pesquisa recente, realizada nos Estados Unidos, mostrou que 6 em cada 10 pessoas achavam o atendimento médico tão ruim que evitavam procurá-lo, mesmo quando necessário. Não é difícil entender os motivos, se pensarmos em consultas superficiais, cronometradas, em que mal somos ouvidos. Ou em ter que percorrer vários consultórios diferentes, repetindo o mesmo roteiro a médicos ou nutricionistas e recebendo orientações fragmentadas, incompletas ou contraditórias. 



Integração nos cuidados



Felizmente, a visão integrativa está ganhando espaço no universo da saúde e, hoje, já é possível ter acesso a um atendimento humanizado e personalizado. Um dos exemplos é a possibilidade de fazer uma consulta em que um médico integrativo e um nutricionista funcional estejam presentes ao mesmo tempo, obtendo uma orientação completa e coerente para que nosso tratamento seja bem sucedido.


É a reunião do melhor de dois mundos, pois tanto a Medicina Integrativa como a Nutrição Funcional consideram que cada um de nós é único, tem necessidades específicas de cuidado e reage de modo próprio aos procedimentos medicinais e remédios ou às dietas e suplementos. É possível não apenas tratar desequilíbrios, mas ativar toda a nossa força vital, fazendo com que o corpo, a mente e a energia se sintonizem plenamente. 


E é o que a Awake propõe: sua jornada rumo à uma vida cheia de saúde começa com essa consulta dos sonhos - médico e nutricionista em uma avaliação conjunta - e segue por um caminho em que tanto as terapias milenares mais consagradas quanto a mais alta tecnologia são acionadas para harmonizar suas dimensões física, mental e energética rumo à sua melhor versão.


Se você se lembrou dos grandes e antigos mestres da cura e sua sabedoria de que cada pessoa é única e tudo está interligado, você até tem razão. Mas a diferença é que hoje temos o conhecimento científico para embasar as recomendações de nossos médicos, nutricionistas e terapeutas, o que multiplica infinitamente a chance de termos pleno sucesso em nossa jornada. E é assim que, agora, ela poderá levar você a uma potência vital que qualquer antigo mestre jamais imaginou.


Awake. Life is inside.